Tela: Tratamento de Ponto - Como Funciona
O que é
A funcionalidade Tratamento de Ponto permite gerenciar e corrigir registros de marcação de funcionários, garantindo que todas as informações estejam corretas e conforme a legislação trabalhista. Com essa funcionalidade, é possível visualizar, editar e validar registros de jornada, além de gerar relatórios detalhados para análise e gestão das horas trabalhadas.
Como acessar
1. Abra o sistema da CERTPONTO e faça login com as credenciais.
2. No canto superior direito abra o menu dos aplicativos e clique em Tratamento de Ponto.
3. No menu lateral, clique em Tratamento de Ponto.
Como funciona
1. Na parte superior da tela, está disponível a lista de relatórios, opções para filtrar os dados e botões de ação:
1.2 Relatórios
Breve descrição
Jornadas Abonadas com Marcações Ímpares: identifica inconsistências em jornadas com número de marcações ímpares e também com lançamento de abono, permitindo ações corretivas precisas.
Tabela de Dados: apresenta um panorama organizado dos registros de ponto, consolidando informações essenciais para o gerenciamento das jornadas.
1.3 Pré-filtragem de Registros
É possível aplicar filtros através dos campos da imagem exibida acima.
Observe que existem 3 tipos de campo de filtragem:
Autocomplete: Neste tipo de filtro você pode digitar pelo menos 3 letras que será exibido a lista de registros com base nas letras informadas. Selecione a opção desejada e o campo do respectivo filtro será completado automaticamente.
Múltiplas opções: Neste tipo de filtro você pode preencher o campo com múltiplos valores, bastar separar os mesmos através do ; (ponto e vírgula)
Drop-down: Neste tipo de filtro você poderá clicar sobre o mesmo que será exibido uma lista de opções. Selecione a opção desejada e o campo do respectivo filtro será completado automaticamente.
Dicas
✔️ Dependo do perfil do usuário conectado poderá haver mais ou menos opções de filtro.
✔️ Algumas telas podem não conter todos os 3 tipos de campo de filtragem descritos acima.
✔️ Algumas telas podem exigir o preenchimento de pelo menos um campo de filtragem em função do volume de dados.
2. Na parte inferior da tela, é o local onde os registros pesquisados conforme o relatório selecionado e os filtros aplicados serão exibidos, bem como respectivas ações tais como a edição dos registros (individual ou em massa), filtros por coluna, ordenação por coluna, gráficos e exportação para vários formatos.
2.1 Resultado da pesquisa
Exemplo de registros pesquisados Relatório “Tabela de Dados”
Ao concluir a busca no banco de dados os registros serão apresentados no formato tabela simples (tabela de dados) ou tabela dinâmica (agrupado), a depender do relatório escolhido.
Dica
✔️ Algumas telas podem apresentar apenas a opção de tabela simples.
2.2 Ações sobre os Registros
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Tabela de Dados”, registro selecionado coluna “ID Jornada”
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre um registro ou mais registros selecionados, as ações variam conforme o tipo de relatório selecionado.
Breve descrição
Abrir apuração de jornada: exibe detalhes da apuração da jornada selecionada, permitindo a análise dos registros de ponto e ajustes necessários.
Tratar marcação: permite editar ou corrigir registros de marcação, como incluir horários ausentes ou ajustar inconsistências.
Reprocessar jornada: recalcula as informações da jornada para refletir alterações ou ajustes realizados.
Aprovar jornada: valida e confirma os registros de jornada, indicando que os dados estão corretos e podem ser considerados no fechamento do ponto.
Solicitar revisão da jornada: encaminha a jornada para análise, caso sejam identificadas inconsistências ou necessidade de ajustes por parte do funcionário.
Reabrir jornada: permite reabrir uma jornada que já foi finalizada, possibilitando correções e ajustes antes do fechamento definitivo.
Abonar jornada: permite registrar justificativas e ajustes na jornada.
ℹ️ Algumas colunas podem ter outros tipos de ações específicas disponíveis ao clicar com o botão direito do mouse.
2.3 Pós filtragem de Registros
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Tabela de Dados”, botão “Relatórios”
É possível criar relatórios personalizados com os registros retornados da pesquisa clicando sobre o botão Relatórios.
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Tabela de Dados”, botão “Filtros”
É possível aplicar filtros nos registros retornados da pesquisa clicando sobre cada coluna.
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Tabela de Dados”, coluna “Status Jornada”
É possível aplicar filtros nos registros retornados da pesquisa clicando sobre cada coluna.
2.3.1 Ordenação por Coluna
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Tabela de Dados”, coluna “Data Jornada”
É possível ordenar os registros retornados da pesquisa clicando sobre cada coluna.
2.3.2 Gráficos
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Tabela de Dados”, botão “Gráficos”
É possível gerar gráficos a partir dos registros retornados da pesquisa clicando sobre o botão Gráficos, caso esteja disponível no relatório selecionado.
2.3.3 Exportação
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Tabela de Dados”, botão “Exportar”
É possível exportar os registros retornados da pesquisa clicando sobre o botão Exportar.