Tela: Visão Geral / Marcações - Como Funciona
O que é
A tela Visão Geral / Marcações oferece um panorama dos registros de ponto dos funcionários, permitindo a análise e gerenciamento das marcações de ponto eletrônico. Com esta funcionalidade, gestores e administradores podem acessar diversos relatórios gerenciais. Esses relatórios proporcionam uma visão compreensiva das marcações de ponto e facilitam ações corretivas, assegurando a precisão dos registros e a conformidade com as normas trabalhistas.
Como acessar
1. Abra o sistema da CERTPONTO e faça login com as credenciais.
2. No canto superior direito abra o menu dos aplicativos e clique em Tratamento de Ponto.
3. No menu lateral, clique em Visão Geral > Marcações.
Como funciona
1. Na parte superior da tela, está disponível a lista de relatórios, opções para filtrar os dados e botões de ação:
1.2 Relatórios
Breve descrição
Tipos de Justificativa de Marcação: identifica os diferentes tipos de justificativas utilizadas para as marcações de ponto inseridas manualmente.
Posto de Trabalho do Relógio: agrupa as marcações de ponto por postos de trabalho.
Origem das Marcações: detalha a origem das marcações, como “Relógio Virtual”, que são marcações feitas através da plataforma CERTPONTO; “Inserção Manual”, que são marcações adicionadas manualmente; ou “Externo”, que são marcações realizadas fora da plataforma CERTPONTO.
Tipos de Registro: categoriza as marcações por tipo de registro, como “Desconsiderada”, que são marcações que foram descartadas; “Inserida”, que são marcações adicionadas manualmente; ou “Original”, que são marcações originais sem alterações.
Tempo Médio de Sinc. por Posto de Trabalho: mostra o tempo médio de sincronização das marcações por posto de trabalho.
Tabela de Dados: apresenta uma visão completa e detalhada das marcações de ponto, exibindo cada detalhe dos registros, permitindo uma análise aprofundada de cada atividade de ponto dos funcionários, incluindo origem das marcações, tipo de registro, posto de trabalho do relógio, tipo de justificativa e outras informações relevantes.
1.3 Pré-filtragem de Registros
É possível aplicar filtros através dos campos da imagem exibida acima.
Observe que existem 3 tipos de campo de filtragem:
Autocomplete: Neste tipo de filtro você pode digitar pelo menos 3 letras que será exibido a lista de registros com base nas letras informadas. Selecione a opção desejada e o campo do respectivo filtro será completado automaticamente.
Múltiplas opções: Neste tipo de filtro você pode preencher o campo com múltiplos valores, bastar separar os mesmos através do ; (ponto e vírgula)
Drop-down: Neste tipo de filtro você poderá clicar sobre o mesmo que será exibido uma lista de opções. Selecione a opção desejada e o campo do respectivo filtro será completado automaticamente.
Dicas
✔️ Dependo do perfil do usuário conectado poderá haver mais ou menos opções de filtro.
✔️ Algumas telas podem não conter todos os 3 tipos de campo de filtragem descritos acima.
✔️ Algumas telas podem exigir o preenchimento de pelo menos um campo de filtragem em função do volume de dados.
2. Na parte inferior da tela, é o local onde os registros pesquisados conforme o relatório selecionado e os filtros aplicados serão exibidos, bem como respectivas ações tais como a edição dos registros (individual ou em massa), filtros por coluna, ordenação por coluna, gráficos e exportação para vários formatos.
2.1 Resultado da pesquisa
Exemplo de registros pesquisados Relatório “Tipo de Registro”
Ao concluir a busca no banco de dados os registros serão apresentados no formato tabela simples (tabela de dados) ou tabela dinâmica (agrupado), a depender do relatório escolhido.
Dica
✔️ Algumas telas podem apresentar apenas a opção de tabela simples.
2.2 Ações sobre os Registros
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Posto de Trabalho do Relógio”, registro selecionado coluna “Total”
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre um registro ou mais registros selecionados será apresentado a lista de ações conforme imagem acima.
Breve descrição
Detalhar item: visualizar detalhes específicos do registro selecionado.
Agregação: combinar ou agrupar múltiplos registros selecionados.
Formatar números: aplicar formatação especial a números dentro do registro.
Formatação condicional: definir regras para a aparência visual dos registros.
Editar total: editar os totais dos registros.
Remover valor: remover um valor específico de um campo ou registro selecionado.
Dica
✔️ Algumas telas podem apresentar apenas a opção de tabela simples.
2.3 Pós filtragem de Registros
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Origem das Marcações”, botão “Expandir”
É possível expandir ou retrair os registros retornados da pesquisa clicando sobre o botão Expandir ou Retrair.
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Origem das Marcações”, coluna “Data da Marcação”
É possível aplicar filtros nos registros retornados da pesquisa clicando sobre cada coluna.
2.3.1 Ordenação por Coluna
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Origem das Marcações”, coluna “Total””
É possível ordenar os registros retornados da pesquisa clicando sobre cada coluna.
2.3.2 Gráficos
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Origem das Marcações”, botão “Gráficos”
É possível gerar gráficos a partir dos registros retornados da pesquisa clicando sobre o botão Gráficos, caso esteja disponível no relatório selecionado.
2.3.3 Exportação
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Origem das Marcações”, botão “Exportar”
É possível exportar os registros retornados da pesquisa clicando sobre o botão Exportar.