Tela: Visão Geral / Saldo Banco de Horas - Como Funciona
O que é
A tela Visão Geral / Saldo de Banco de Horas oferece um panorama completo sobre o saldo de banco de horas dos funcionários. Com esta funcionalidade, gestores e administradores podem acompanhar e gerenciar o saldo de horas acumuladas ou em débito dos funcionários. A tela permite gerar diversos relatórios gerenciais que fornecem uma visão detalhada sobre as horas trabalhadas, compensadas ou faltantes, facilitando a gestão e a tomada de decisões quanto ao banco de horas.
Como acessar
1. Abra o sistema da CERTPONTO e faça login com as credenciais.
2. No canto superior direito abra o menu dos aplicativos e clique em Tratamento de Ponto.
3. No menu lateral, clique em Visão Geral > Saldo Banco de Horas.
Como funciona
1. Na parte superior da tela, está disponível a lista de relatórios, opções para filtrar os dados e botões de ação:
1.2 Relatórios
Breve descrição
Saldo de Banco de Horas: exibe uma visão geral do saldo de banco de horas por funcionário, informando as horas positivas ou negativas acumuladas.
Evolução Saldo de Banco de Horas: fornece uma análise detalhada da evolução do saldo de horas de cada funcionário, permitindo acompanhar as mudanças ao longo do tempo, como acúmulos e compensações.
Consistência do Banco de Horas: verifica se o saldo de horas acumulado pelo funcionário está de acordo com as regras estabelecidas, facilitando a análise de conformidade e correção de possíveis divergências.
Tabela de Dados: apresenta uma visão completa e detalhada das informações sobre o banco de horas dos funcionários, exibindo dados como status do ciclo de banco de horas, a competência, as datas de início e término, e o saldo do banco de horas, entre outros. Esses dados permitem uma análise precisa e organizada, facilitando a gestão eficiente das horas trabalhadas, compensadas e outros aspectos relacionados a jornada de trabalho.
1.3 Pré-filtragem de Registros
É possível aplicar filtros através dos campos da imagem exibida acima.
Observe que existem 3 tipos de campo de filtragem:
Autocomplete: Neste tipo de filtro você pode digitar pelo menos 3 letras que será exibido a lista de registros com base nas letras informadas. Selecione a opção desejada e o campo do respectivo filtro será completado automaticamente.
Múltiplas opções: Neste tipo de filtro você pode preencher o campo com múltiplos valores, bastar separar os mesmos através do ; (ponto e vírgula)
Drop-down: Neste tipo de filtro você poderá clicar sobre o mesmo que será exibido uma lista de opções. Selecione a opção desejada e o campo do respectivo filtro será completado automaticamente.
Dicas
✔️ Dependo do perfil do usuário conectado poderá haver mais ou menos opções de filtro.
✔️ Algumas telas podem não conter todos os 3 tipos de campo de filtragem descritos acima.
✔️ Algumas telas podem exigir o preenchimento de pelo menos um campo de filtragem em função do volume de dados.
2. Na parte inferior da tela, é o local onde os registros pesquisados conforme o relatório selecionado e os filtros aplicados serão exibidos, bem como respectivas ações tais como a edição dos registros (individual ou em massa), filtros por coluna, ordenação por coluna, gráficos e exportação para vários formatos.
2.1 Resultado da pesquisa
Exemplo de registros pesquisados Relatório “Saldo de Banco de Horas”
Ao concluir a busca no banco de dados os registros serão apresentados no formato tabela simples (tabela de dados) ou tabela dinâmica (agrupado), a depender do relatório escolhido.
Dica
✔️ Algumas telas podem apresentar apenas a opção de tabela simples.
2.2 Ações sobre os Registros
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Saldo de Banco de Horas”, registro selecionado coluna “Saldo do Banco”
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre um registro ou mais registros selecionados, as ações variam conforme o tipo de relatório selecionado.
Breve descrição
Detalhar item: visualizar detalhes específicos do registro selecionado.
Agregação: combinar ou agrupar múltiplos registros selecionados.
Formatar números: aplicar formatação especial a números dentro do registro.
Formatação condicional: definir regras para a aparência visual dos registros.
Dica
✔️ Algumas colunas podem ter outros tipos de ações específicas disponíveis ao clicar com o botão direito do mouse.
2.3 Pós filtragem de Registros
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Saldo de Banco de Horas”, botão “Expandir”
É possível expandir ou retrair os registros retornados da pesquisa clicando sobre o botão Expandir ou Retrair.
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Saldo de Banco de Horas”, coluna “Funcionário”
É possível aplicar filtros nos registros retornados da pesquisa clicando sobre cada coluna.
2.3.1 Ordenação por Coluna
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Saldo de Banco de Horas”, coluna “Saldo do Banco”
É possível ordenar os registros retornados da pesquisa clicando sobre cada coluna.
2.3.2 Gráficos
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Saldo de Banco de Horas”, botão “Gráficos”
É possível gerar gráficos a partir dos registros retornados da pesquisa clicando sobre o botão Gráficos, caso esteja disponível no relatório selecionado.
2.3.3 Exportação
Exemplo registros retornados da pesquisa no Relatório “Saldo de Banco de Horas”, botão “Exportar”
É possível exportar os registros retornados da pesquisa clicando sobre o botão Exportar.